Reajuste de 8,11% para 2017

O Conselho Universitário da Furb, CONSUNI, aprovou o aumento do crédito financeiro em 8,11% no dia primeiro de dezembro de 2016 para o ano de 2017.

Após 3 horas de discussão, o relator do processo, Vice-Reitor, Sr. Udo Schroeder, aceitou parte do pedido do DCE (Diretório Central dos Estudantes), que foi 7,11% e reduziu a sua proposta de aumento de 9,11% para 8,11%, sendo aprovada por 23 votos. O valor do crédito financeiro passa a ser R$ 45,56 em 2017, o que em relação a 2016 mostra uma diferença de R$3,42 de aumento.

Apesar de não ter sido aprovada a proposta do DCE de 7,11%, considerando apenas a inflação, foi uma conquista ter abaixado o índice de 9,11% para 8,11%.

Justificamos a não convocação de uma assembleia geral pelo curto período de tempo entre terça (data de saída da pauta) e o dia primeiro de dezembro de 2016 (data da reunião). Os conselheiros do DCE no CONSUNI, Jan Ricardo Rycerz, Pablo Scharf, Gregory Viegas Zimermann e Otto Sasse foram para a reunião com o intuito de pedir vistas do processo, adiando a deliberação da pauta e ganhando assim tempo para organizarmos melhor o movimento estudantil para se fazer presente na reunião, todavia, esta reunião aconteceria no dia 15 de dezembro do ano passado, período onde muitos estudantes já retornaram às suas casas, e, somado ao fato de quase todas as manifestações dos conselheiros terem sido favoráveis à causa estudantil, optamos, em conjunto com os estudantes ali presentes, aceitar que a deliberação ocorresse no mesmo dia.